januaria e helena

domingo, junho 19, 2005

LEIRIA A MARCHAR

Fui ver as marchas.
Uma manifestação da cultura popular.
Primeiro vou falar da marcha de Leiria, do Bairro dos Anjos. Fiquei admirada por haver necessidade de mulheres irem mascaradas de homens!!! E poucos jovens... Sem dúvida foi organizada com muito esforço e carolice mas, comparando com as marchas que desfilaram das aldeias vizinhas, nota-se a falta de união existente, ou será o quê??? Leiria, culturalmente falando, sempre foi uma cobra que morde o próprio rabo e vai engolir-se a ela mesma. Um círculo muito fechado, sem abertura, sem chamamento para os jovens. Pensemos que se algum miúdo quiser integrar uma banda terá que ir para uma aldeia vizinha. No rancho, não há vagas, no orfeão também não... é que não há vagas, a não ser a preços exorbitantes. Assim, não vamos a lado nenhum e cada vez mais a juventude parece ter vergonha de integrar estes festejos populares, só não têm vergonha é de andar na moinice...

Agora vou dizer bem!!. Em primeiro lugar desfilou a marcha do Jardim Escola João de Deus. Uma iniciativa de louvar. Não sei quem teve a ideia nem quem organizou e ensaiou as crianças mas de qualquer maneira os meus parabéns.
Seguiram-se marchas de aldeias ou vilas vizinhas, e volto a dizer, ao contrário da marcha de Leiria, com muitos jovens e adolescentes.

Um espectáculo colorido e animado e com muita assitência.

1 Comments:

  • Sabes que, como é piroso gostar de música portuguesa, incluindo o Fado, e pertencer a ranchos e bandas e outras actividades de cariz nacional, a malta, que é toda muito fina e da melhor estirpe, só ouve sons anglo-saxónicos ou afro ou assim... Mesmo nas rádios e TV's é raro passarem música portuguesa, folclore português, artistas portugueses..., mas, pronto, não digo mais nada se não, ainda me chamam xénófoba... Neste país tem que se ter muito cuidado com o que se diz!

    By Anonymous Anónimo, at 19/6/05 10:11  

Enviar um comentário

<< Home