januaria e helena

quarta-feira, maio 10, 2006

CAMINHADA

Nesta altura do ano encontramos muitos caminhantes, em direcção a Fátima, pois aproxima-se o dia 13 de Maio e a fé move montanhas

mas agora estão na moda as caminhadas, pelo menos em Leiria. As pessoas circulam todo o dia de automóvel, por necessidade ou pura vaidade. À tarde, vestem o fato de teino e caminham, juntam-se aos vizinhos e lá vão eles, para lá e para cá.

Andar faz bem, ao coração, e mais talvez à alma. Os vizinhos juntam-se e agrupam-se para andar por aí. Uns, à beira da estrada, o que certamente lhes vai piorar a saúde, outros nos espaços verdes nas margens do rio. O arranjo das margens foi um dispêndio de dinheiro da nossa Câmara com sinal positivo. Pena é que não se encontre um único polícia por mais que se caminhe. Podemos também encontrar estes lindos patinhos que povoam o nosso Rio Liz, uma bela ideia, para despoluir o rio. Não creio que tenham qualquer efeito na despoluição, porque continuam as descargas "assassinas" que matam os peixinhos, mas que são um regalo para os olhos isso é verdade. Aqui compartilho essa beleza. E quem quiser vê-los ao vivo é ir caminhar à beira rio, onde penso que ainda se chama "Marachão" e lá os encontra.