januaria e helena

sexta-feira, maio 13, 2005

PARACELSO

Hoje lembrei-me do Paracelso...

Paracelso, o grande médico (1493-1541), nos seus escritos diz o seguinte:

“ No esperma do homem há uma tão grande força vital, sobretudo quando provém de lugares onde a imaginação é lasciva, que quando usada pelos magos negros pode ocasionar grandes desastres e epidemias” diz ainda Paracelso que existem entidades respectivamente macho e fêmea, nascidos do esperma dos masturbadores, quando a imaginação do homem é fixada numa companheira sexual que está ausente. As poluções nocturnas, sem o acréscimo desta força imaginativa, não pode surtir o mesmo efeito. Tanto Paracelso como os antigos Mestres da Yoga oriental atribuem uma tremenda importância ao esperma, vertido fora do organismo feminino. Estes seres etéreos denominados ÍNCUBOS e SÚCUBOS, geralmente são invisíveis, porque são transparentes como o ar. Algumas drogas como o ópio e a morfina podem dar-nos a faculdade da clarividência, permitindo-nos vê-los, porém tais drogas são verdadeiros venenos altamente prejudiciais para a saúde e mais vale a pessoa que deseje vê-los, que desenvolva a sua visão interna por outros meios não perigosos. Aliás, a febre, quando muito alta, ocasionando os chamados delírios, pode fazer com que ultrapassemos a barreira do mundo físico, abrindo-nos então, espontaneamente a faculdade da clarividência….
Deste modo Paracelso explicava essa constatação clínica familiar aos nossos modernos psicanalistas: que as neuroses estão geralmente unidas a um sentimento mais ou menos obscuro de culpabilidade masturbadora…"

Num dos meus livros de Yoga

1 Comments:

  • Bem,o que para aí deve haver desses seres etéreos! O que vale é que são invisíveis e transparentes como o ar...se não, não tínhamos hipótese!

    By Anonymous Anónimo, at 13/5/05 09:05  

Enviar um comentário

<< Home