januaria e helena

sábado, maio 14, 2005

GREVE DOS MÉDICOS

Não é a greve dos médicos que me faz falar do assunto, mas a falta de profissionalismo... quem segue uma carreira por vocação, ou quem faz da sua profissão um sacerdócio, nem os sacerdotes... quanto mais os médicos...

Os médicos tinham e têm o juramento de Hipócrates que aqui trancrevo, penso que a versão actual

"Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade.
Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão.
Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade.

A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação.

Respeitarei os segredos a mim confiados.
Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão médica.
Meus colegas serão meus irmãos.
Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes.
Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza.
Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra."

Este é o juramento que fazem os médicos, mas será que o cumprem???

Transcrevo também parte dum discurso de fim de curso

"A vossa condição de médicos obriga-vos a colocar o ser humano, enquanto doente, acima de vós próprios e dos vossos interesses. A profissão que escolheram obriga-vos a estudo e actualização constante pela própria evolução da Ciência médica"

Em teoria é tudo muito bonito, mas...

Conheci um veterinário que cumpria o Juramento de Hipócrates, pois também eles o faziam, e não havia domingos, feriados, filhos, festas... a qualquer hora do dia ou da noite, ia socorrer um animal que dele precisasse... e sempre muito estudo e pesquisa científica, e sempre recusou fazer eutanásia mesmo em animais... dizia que a profissão dele era curar e não matar, essa função é para os carrascos... e aqui fica o nome da extraordinária pessoa de que falo, o Dr. Byrne Monteiro, médico veterinário, que também muitas vezes foi meu médico... afinal sou um animal, apenas racional, penso eu...

e ainda sobre Hipócrates (460-377 a.C.) dito por um médico, que gostava fosse meu médico de família... é que infelizmente o médico veterinário de que falei já não faz parte do mundo dos vivos... "Hipócrates acreditava que a arte da medicina está em observar. Dizia que a fama de um médico depende mais de sua capacidade de fazer prognósticos do que de fazer diagnósticos. Queria ensinar que ao paciente interessa mais saber o que lhe acontecerá nos dias seguintes do que o nome de sua doença. Explicar claramente a natureza da enfermidade e como agir para enfrentá-la alivia a angústia de estar doente e aumenta a probabilidade de adesão ao tratamento. Pensamos no médico para salvar vidas. Nesse caso, encontrariam mais realização no Corpo de Bombeiros, porque a lista de doenças para as quais não existe cura é interminável. Curar é finalidade secundária da medicina, se tanto; o objetivo fundamental de nossa profissão é aliviar o sofrimento humano"