januaria e helena

quinta-feira, abril 21, 2005

PREMATUROS

Hoje é um dia especial para mim... porque faz hoje 10 anos vivi uma experiência única... por esta hora acordava numa cama de hospital e julgava que estava no céu... até tinha um anjo a fazer-me companhia.

Após dois dias de contracções, sem dilatação, resolveram fazer uma cesariana... eu já estava por tudo... farta de ser picada, espremida, and so on... na sala de operações ainda ouvi dizer que os aparelhos estavam avariados...

Afinal não estava no céu, disseram-me que tinha uma menina e que estava bem.

Trinta e duas semanas de gravidez, 41 anos, e uma menina com 1,890 kg e nem sequer estava ao pé de mim, este é o primeiro trauma de um filho prematuro... ainda não a tinha visto, estava algures numa incubadora...
Mas, afinal estava tudo bem com ela e apesar do peso mini, ao fim de 2 dias, finalmente, estava ao meu lado...
Enquanto estive no hospital, com tanta visita de pediatras, lá me ia aguentando, mas o pior foi quando nos deram alta no dia 29/4 ... devido ao 1º de Maio e embora não sendo hábito, mandaram-nos à vida, ela com 1,900 kg...
E depois começaram os problemas, a bomba não tirava o leite, ela não acordava para mamar, só queria dormir... e ao fim de uma semana estava com 1, 870 kg, entrei em pânico... no centro de saúde disseram-me que tinha que lhe dar leite mais vezes??? e acordá-la e ... ao fim de 1 mês tinha 2,650 kg, só me lembrava dos frangos que um colega vendia, todos com 3 kg ou mais...

Concluindo, há pouca informação aos pais, falta assistência médica, nem sequer há roupa prematuros... e sem dúvida são bébés especiais, que requerem um tratamento diferente...

Hoje é uma criança como tantas outras sem sombra de prematuridade e certamente a lembrança dos dias difíceis vai ficar apenas na minha memória