januaria e helena

sexta-feira, março 18, 2005

PAPAS DA MAMÃE

Lembrei-me desta receita porque era costume almoçar em casa dos meus pais na Páscoa e Natal e etc. (já estão velhotes e agora vamos ao restaurante) e eu sempre pedia que as papas fizessem parte da ementa

Aqui vai uma receita da mamãe
Adoro estas papas, a minha mãe costumava fazê-las com couves ou feijão verde, de qualquer das maneiras são deliciosas, mas penso que ela lhe põe quaisquer pós de perlimpimpim... as minhas não têm o mesmo sabor...
Só é preciso couve portuguesa ou de corte, as chamadas couves das galinhas são as melhores porque mais duras, e aliás têm muita vitamina, farinha de trigo, sal, azeite, alho

Cortar as couves como para caldo verde mas mais grossas, com aprox. 3 mm, cozer em água com sal, pode juntar "soda", bicarbonato de sódio para ficarem verdinhas só que a água sobe, para quem não sabe junta-se uma colher de café de "soda" quando a água começa a ferver com as couves, e mexer pois derrama.
Depois de cozidas, escorrer.
Pôr num tacho, cobrir de água, juntar dentes de alho às rodelas, levar a ferver, enquanto isso misturar azeite com farinha, ficando uma papa não grossa, que se junta em fio à água a ferver com as couves. Rectificar o sal
Deixar cozer mexendo... e... degustar
Adoro as que a mamãe faz
Acompanha com tudo, eu até as como sem nada...

PS: das receitas antigas não constam quantidades ou tempo de cozedura, por isso se quiserem experimentar, desenrasquem-se, inventem