januaria e helena

quarta-feira, agosto 03, 2005

brucelose

Pois, parece que anda por aqui essa melga por Leiria.

Isto parece-me quase impossível, com tanta desinfecção, vacinação e tudo... a quantidade de seres microscópicos que conseguem sobreviver.

E então vamos lá a fazer uma revisão sobre o assunto:

O leite pasteurizado não transmite brucelose, e por sua vez o queijo feito com leite pasteurizado também não ( ou já tenho que pôr o Pasteur em dúvida???)

O queijo fresco é feito com leite cru, seja, leite não fervido.
Não sou queijeira, mas fiz queijo algumas vezes, por causa dessa minha mania de gostar de aprender a fazer de tudo
e
pelo que me lembro, aquece-se o leite à temperatura do corpo 37º C, isto é destas receitas antigas, a olho, sem termómetro, e junta-se o dito coalho, em pó (agora penso que também em líquido), um cadito, na embalagem diz mais ou menos quanto. Continua a seguir as instruções que já não me lembro, deve ser mexer ou aguardar, mas o leite coalha.
Depois é um trabalho manual e de paciência, escorrer o soro que é uma água amarelada, a parte líquida do leite e a parte mais sólida é o quiejinho fresco, que se coloca em cinchos e depois é só comer.

Se a dona do leite (vaca ovelha ou cabra) foi vacinada podemos comer os queijinhos e beber o leite à vontade (??????)

Se pusermos o soro a ferver, há ainda outra parte que coalha e assim se faz o requeijão. Por isso o requeijão não transmite brucelose.

Aqui ficam as receitas. Se pusermos em dúvida a pasteurização, a vacinação etc... só nos resta olhar para o focinho do animal e se tiver bom aspecto então está tudo bem...

Tudo isto porque o veterinário municipal da batalha afirmou na televisão para ferverem o leite antes de fazerem o queijo. E então das duas três, ou o senhor não sabe como se faz o queijo, ou o queijo já não é queijo ou

das declarações do dito doutor também duvido que tenham analisado os rebanhos suspeitos, ou serão rebanhos muito pequenos. E quem não concluir porquê é só perguntar que eu respondo