januaria e helena

segunda-feira, agosto 01, 2005

televisão

Não gosto de televisão. Sempre preferi ocupar os tempos livres com outro tipo de actividades, leitura, música, renda, paciências... um sem fim de outros assuntos com que podemos matar o tempo livre... e claro que tento passar essa ideia aos filhos. Mas a educação é das tarefas mais complicadas que nos acontecem na vida.
Andava intrigada com a vontade que os pequenos têm de ver a telenovela "morangos com açúcar" e nem sempre se descobrem estes enigmas à primeira. Penso que não seja uma novela própria para 8 e 10 anos, e na dúvida, o melhor é ir dizendo não. Mas com comandos electrónicos e outras tarefas para fazer, eles lá iam mudando de canal, e eu sem descobrir porquê.
Finalmente descobri. É que quem não vê televisão não tem conversa para manter com os amigos... Outro dia no restaurante, a conversa de todo o almoço numa mesa vizinha, versava vários programas televisivos, inclusivé o programa sobre o Newton, valha-nos isso... Uma outra pessoa perdeu algum do seu tempo a ver um programa sobre fidelidade, nem sei o nome, para poder acompanhar as conversas dos amigos/as e afinal chegou à conclusão que o programa não vale nada...
Resumindo os programas, a maior parte, não são bons, mas se não os virmos não há tema de conversa, ou ficamos fora dela.
Para os adultos, isso pode ser de somenos importância... mas para crianças e adolescentes...
Penso então, que conversas teriam as pessoas antes da existência do quadrado que mudou o mundo... afinal para que servem as conversas... dizia o buda que o silêncio é de ouro.
Olho para a minha gatita Francelina e penso que seja bem mais fácil a vida dela. Comer, dormir, brincar, lutar, acarinhar... e exige atenção e mimos. E faz ela muito bem. Assim me vou esquecendo um pouco da tecnologia de ponta e vou abandonando a net e as conversas virtuais. Afinal vale mais um ron ron que dez palavras chapa 5. Não vou abandonar completamente este meu cantinho mas...

1 Comments:

  • Continua mas é a escrever nem que seja chapa 5 e deixa-te de parvoíces.
    Agora que tens uma leitora dedicada é que ias embora... estás-te a passar!

    By Anonymous Anónimo, at 2/8/05 22:59  

Enviar um comentário

<< Home