januaria e helena

quinta-feira, junho 02, 2005

PECADOS I

Hoje andei a pesquisar pecados, e deparei-me com variadissimos pecados modernos, desde os pecados do teinador de futebol, aos do uso do e-mail, mas encontrei estes que me chamaram a atenção, e aqui os copio quase integralmente, se for preciso licença... estou aqui... não resisti... pois conheço alguns chefes que cometem estes pecados, mais vezes do que seria desejável


"DEZ PECADOS MORTAIS DO CHEFE MEDÍOCRE

segundo Brian Azar

1 - Têm de estar sempre certos: a maioria dos chefes medíocres usará o seu cargo e autoridade para suporte a este defeito. Precisam sempre de ganhar as discussões, forçar as pessoas a concordarem com elas e fazer tudo a seu jeito. Nunca aceitam que estão errados ou cometeram um erro. Acabam atraindo um bando de puxa-sacos - gente que só diz sim e faz tudo o que mandam, o que acaba destruindo qualquer possibilidade de criatividade ou inovação.

2 - Perdem a calma por qualquer coisa: a maioria dos chefes medíocres usará sua raiva e temperamento explosivo para controlar e intimidar os outros. Parecem ter um prazer especial em discutir e insultar as pessoas usando muitas vezes piadinhas de conotação sexual, étnica ou religiosa para diminuir os colegas/subordinados. Muitos deles podem até se desculpar depois, mas não sem antes acusar o outro de ter começado e provocado.

3 - Externam seus problemas jogando a culpa nos outros: a maioria dos chefes medíocres prefere apontar e culpar os outros do que assumir seus próprios erros. Ao fazer isso, em vez de ajudar a resolver o problema e evitar que ele ocorra novamente só consegue aumentar os ressentimentos e a desmotivação dentro da equipe

4 - Têm pouca tolerância e nenhuma paciência: embora falem muito de tolerância e paciência para a maioria dos chefes medíocres na prática o que acontece é exactamente o contrário, principalmente em relação a pessoas, lugares, projectos e ideias que não se encaixam com seus preconceitos. Enquanto tentam manter a fachada estes medíocres tendem a desrespeitar e diminuir sua equipe, tornando bastante desagradável o ambiente de trabalho, matando a paixão e energia de todos.

5 - Têm sérios problemas para controlar-se: a maioria dos chefes medíocres têm que estar permanentemente no controle. Sentem-se perdidos ou desconfortáveis quando algum outro elemento está no comando. Acreditam que têm todas as respostas, e acham que são pagos por isso. Dentro das suas cabecinhas, imaginam ser perfeitos e que todo o mundo está olhando para eles como modelos, gurus, mestres. Se eles não controlarem o Universo, acreditam que o caos e a confusão tomarão conta de tudo - quando na realidade, é justamente o contrário, eles é que são o centro do problema.

6 - Têm medo de delegar: muitos chefes medíocres, rodeiam-se de pessoas parecidas com eles na forma de pensar, acreditar, comportar e mesmo de vestir. Depois tratam essas pessoas como se fossem escravos sem cérebro, que existem apenas para seguir suas ordens e produzir os resultados adequados. Obviamente isso acaba matando a liberdade de expressão, e diversidade e qualquer possibilidade de mudança!

7 - Não têm um propósito maior na vida: apoia oficialmente a filosofia de um local de trabalho alegre e saudável. Isso na fachada, porque na hora da verdade eles obrigam seus funcionários a fazer cada vez mais, a qualquer custo, deixam a ética de lado, etc. - qualquer coisa que traga resultados rápidos com o mínimo necessário de tempo. E as pessoas que se danem - "eu quero resultados"

8 - Não têm a habilidade de reconhecer sinceramente: já que a maiorisa destes chefes medíocres só se interessa mesmo com os resultados finais e aumentos de produtividade, esquecem de cuidar de sua equipe. Não conhecem as pessoas pelo que elas são - somente pelo que produzem. Ao serem questionados sobre o assunto, já que existem benefícios comprovados em cuidar do lado humano da equipe, os medíocres sentem-se altamente desconfortáveis, pois se são incompetentes em lidar com suas próprias emoções, imagine então com as dos outros.

9 - Têm baixissima inteligência emocional: enquanto muitos medíocres têm níveis altos de inteligência e treinamento com formação em Universidades famosas e muito conhecimento técnico, tendem também à pobreza nas qualidades pessoais, de personalidade e carácter, fundamentais para liderar e inspirar uma equipe. Este defeito acaba por provocar reflexos em outras áreas como por exemplo recrutamento e contratação inadequados, o que cria o ciclo vicioso de demissões e alto turn-over


10 - Não têm autenticidade e honestidade: a maioria dos chefes medíocres acha que pode enganar seus subordinados e às vezes até clientes com pequenas mentiras, meias verdades e falsas promessas, esquecendo-se que com estes "pequenos detalhes" na verdade estão escavando sua própria cova. As pessoas aprendem rapidamente quando alguém não é totalmente honesto, não veste a camisa e quando sua ética é ética apodrecida de buscar resultados a qualquer custo. Muitas pessoas ficam deprimidas ao trabalhar num lugar assim

se é esse o caso caia fora rápido! O mercado está cheio de oportunidades, e a vida é curta demais para se desperdiçar com um chefe medíocre e desonesto.

As pessoas podem até esquecer-se de algo que você tenha feito ou dito , mas nunca se esquecerão de quem você é e de como as tratou. O mundo é pequeno - trate-as bem!"

2 Comments:

  • E SE QUEM COMETER ESTES "PECADOS" NÃO FOR CHEFE, JÁ DEIXAM DE SER "PECADOS" OU PERDEM IMPORTÂNCIA ??????????

    By Anonymous Anónimo, at 3/6/05 09:01  

  • É claro que não deixam de ser pecados... mas penso eu, dado que há uma tendência natural em imitar o chefe, e quanto mais acima mais pessoas pode afectar, a importância destes pecados aumenta na razão directa da situação pessoal do pecador. Já tirei essa prova dos nove. Mas como o texto não me pertence, aconselho-te, caso estejas interessada em aprofundar a questão, a procurares o texto original de Brian Azar

    By Blogger janus, at 3/6/05 13:35  

Enviar um comentário

<< Home