januaria e helena

quinta-feira, abril 14, 2005

TOXOPLASMOSE

Para além de estar a viver "um amor e uma cabana", isto em 1994, com dois gatos e uma cómoda, e pouco mais, estava grávida... e nunca tive toxoplasmose, com tanto gato que tive na vida... e o Sr. Médico disse-me que tinha que me desfazer dos gatos... Ficou tudo em águas de bacalhau, os meus gatos não são de peluche!... tenho até uma fotografia, péssima, com pouca luz, com o meu Quincas em cima da grande barriga, pois adorava estar a sentir o meu bébé... a minha Carolina que vai fazer 10 aninhos no dia 21 deste mês.
Mas eu não conto para o totobola porque faço da vida uma grande aventura...
Uma colega ficou grávida e nunca tinha tido toxoplasmose... fiquei em pânico... é que ela já tem um filho com grandes problemas... tomou antibiótico toda a gravidez... e o filho nasceu saudável... ufa!... o miúdo já tem 6 anos.
Uma outra amiga, não teve tanta sorte, talvez porque foi há mais anos e ainda não se faziam as tais análises??? não sei ... toxoplasmose nos primeiros meses e ... um filho com hidrócefalia, não gosto nada de a encontrar... acompanhei os primeiros meses da criança, e agora quando os vejo... um rapaz com 17 anos... ... ... completamente incapaz de viver por ele mesmo...
Ainda outra curiosidade, do meu último filho (espero que seja senão entro para o Guiness) tiraram-me sangue já depois dele ter nascido, por causa da toxoplasmose... tinham perdido o sangue que me tinham tirado antes dele nascer... este país deve ser um manicómio generalizado...
Para rematar... suponho que já há tratamentos para evitar problemas com a toxoplasmose na gravidez, mas na falta deles, é seguir as recomendações, mexer pouco nos gatos, não comer carne crua, etc...
Mas há que lembrar uma coisa muito importante... cada gravidez é um risco... toda a vida é um risco... e quem não arrisca não petisca

1 Comments:

  • Vivemos rodeados de toxinas, micotoxinas, aminas, biotoxinas, parasitas, bactérias...
    Os técnicos de saúde lembram-se frequentemente da toxoplasmose que, contudo, é evitável se se souber conviver com os bichanos, mas esquecem frequentemente a listéria, por exemplo, que é também altamente prejudicial para as grávidas (e não só).
    Há sempre quem pague as favas, normalmente quem ou o que está mais à mão.

    By Anonymous Anónimo, at 16/4/05 17:27  

Enviar um comentário

<< Home