januaria e helena

sexta-feira, março 11, 2005

PROFESSORES *****

Professores 5 estrelas

Ao ver a fotografia do castelo, lembrei-me do tempo em que andei no 1º ano do liceu e da sorte que tive com os professores, quase todos, professores de cinco estrelas

Hoje apenas vou recordar 2 deles, que me marcaram por serem bons professores, mas também porque, eram os mais humanos, que desciam ao nosso nível, partilhavam a nossa alegria de viver, levavam-nos por caminhos paralelos à disciplina que ensinavam e afinal esses caminhos cruzavam-se e seguiam a par
Os nomes, Prof. Raúl de Miranda - ensinava ciências e trabalhos manuais - desde irmos apanhar a espiga à dissecação de uma rã, tudo nos ensinou, com muito carinho, sem medos, nem sombra de pedófilia... Padre Carlos Silva - professor de Religião e Moral - Um padre como todos deviam ser...
Com qualquer deles podíamos contar, para qualquer dúvida, qualquer desassossego.
E porque é que o castelo me fez lembrar destes dois amigos?
Era hábito nos meus tempos de liceu existir um coro. Neste ano, com a iniciativa e colaboração destes profs, do nosso reportório constavam 2 peças que ainda recordo. Uma adaptação do coro dos escravos, da ópera "Aida" e uma música que ainda recordo mas desconheço a autoria com a seguinte letra (parte)

"castelo oh castelo porte altivo
com as muralhas recortadas ao luar
de Isabel a Santa, és cativo
da luz celestial do seu olhar"

De tal forma que gravámos para a então Emissora Nacional,
que me lembre, todos cantávamos no coro, excepto a Aldina, mas essa era uma declamadora nata, certamente perdida, neste país onde todos as qualidades se transformam em defeitos

Digam lá se tiveram a sorte de conhecer a Aida de Verdi aos 10 anos? Na altura não dei por isso mas anos mais tarde, comprei o disco triplo desta ópera e a música clássica faz parte dos meus gostos... as sementeiras por vezes demoram a nascer, mas nunca devemos desistir de lançar as sementes

3 Comments:

  • ALUNA 5 ESTRELAS
    SERIA BOM QUE TODOS, ALGUMA VEZ, RECORDASSEMOS OS PROFESSORES QUE NOS AJUDARAM, UNS MELHOR OUTROS PIOR, A CRESCER.
    HÁ PROFS QUE NOS MARCAM PELA POSITIVA, OUTROS PELA NEGATIVA. PIOR OS QUE NÃO DEIXAM MARCA. MAS TB. LÁ ESTIVERAM E TB. NOS ATURARAM. OBRIGADA A TODOS OS QUE CONTRIBUIRAM PARA A (EXCELENTE) PESSOA QUE HOJE SOU. MESMO!
    SER PROFESSOR NÃO É FÁCIL...

    By Anonymous Anónimo, at 13/3/05 22:10  

  • A letra e a música, se não estou completamente errado, é de Aurísio Pinheiro, ao tempo professor de Canto Coral no Liceu Nacional de Leiria...

    By Anonymous Anónimo, at 31/5/07 22:32  

  • Liseo

    Obrigada pela lembrança. Como é que me fui esquecer o Prof Aurísio Pinheiro.

    By Blogger janus, at 31/5/07 23:33  

Enviar um comentário

<< Home