januaria e helena

quinta-feira, dezembro 07, 2006

livros de bolso

Em 1971 começaram a ser editados, a preços módicos, livros de bolso. Os livros RTP, da Verbo, os da minerva - de bolso, os livros unibolso dos Editores Associados e os da europa-américa.
Estes livros custavam 15 escudos e apanharam-me numa idade em que tinha todo o tempo do mundo para os ler. Guardo quase todos os que comprei, até porque as obras eram boas.


Todos eles devem ter deixado vestígios nas minhas células cinzentas, mas este é dos que ainda relembro a história com algum pormenor. Lá dentro tem escrito que o comprei em 15/6/71 e custou 15 escudos.
Lembrei-me de tudo isto porque ao visitar um blog amigo, me deparei com a capa duma edição em inglês. E que capa! Quem leu o livro vá dar uma espreitadela ao baú do sousita, e diga da sua justiça. Cá para mim já era uma manobra de marketing para aumentar a venda de livros. Será um caso a seguir neste país?
Principalmente baixem o preço dos livros... já não há quem aguente a cultura a preços tão altos.