januaria e helena

terça-feira, novembro 28, 2006

gestão por objectivos

e produtividade, são palavras de ordem no nosso país. Mas não nos podemos esquecer dum ditado popular, que nos ensina: depressa e bem há pouco quem. Mas, agora que estamos na União Europeia, e somos modernos e pertencemos a uma grande comunidade, esquecemos essas ninharias de provérbios.
Mas eu cá penso que a qualidade de vida dos portugueses tem piorado bastante com esta perspectiva. Será talvez uma boa ideia quando se trata de contabilizar a quantidade de torneiras que se fabricam por hora, e tendo em vista o preço da chuva a que se pretende vender. O mercado competitivo, and so on... Mas quando querem utilizar esse mesmo raciocínio em relação, por exemplo, ao atendimento ao público, decerto ficamos todos a perder. Ah não sabem do que estou a falar? Pois, é verdade que, o atendimento ao público é também medido por objectivos.
- Então hoje só atendeu 54 pessoas? O resto do tempo, esteve na ronha...
E tudo isto rateado por um programa de computador, ao qual o chefe tem acesso e se limita a ver os resultados.
Esta gestão nem merece comentários.
Os resultados são, imensos erros.
Porque é que isto me irrita?
Porque Portugal era um país conhecido pela qualidade e não pela quantidade.
E agora vou dormir, pouco, mas de qualidade, porque amanhã tenho objectivos a cumprir he he

1 Comments:

  • E a classificação é dada, em que medida? Pela cara ou "simpatia" do funcionário ou pela qualidade do que produz? Não vou dizer mais nada...

    By Anonymous Anónimo, at 29/11/06 21:25  

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