januaria e helena

domingo, agosto 28, 2005

animais

Noutro dia quis por aqui um banner da defesa dos animais, mas depois desisti. Sou defensora dos animais, dos irracionais e ainda mais dos racionais, mas se há coisa que me chateia é que essas associações são sempre contra as touradas e os circos. E aí não estou de acordo, nem sequer estou totalmente de acordo na generalização de ser quase criminoso o uso de peles para o vestuário humano. Podem pôr-me na lista negra. E haverá alguém que fique surpreendido com esta minha declaração que é a mais pura das verdades. E sem querer arrastar alguém para o meu campo, vou no entanto divagar sobre o assunto, até porque um dos meus passatempos preferidos é observar, observar, observar os comportamentos

um bébé humano se criado por uma cadela, ladra, uiva, anda de quatro, etc.

um gato criado por um humano falará? decerto que não, mia, caça ratos, e tem todas a atitudes próprias da sua espécie

dos animais do circo, certamente alguns sofrem maus tratos, mas afinal o que é mau trato? Se observarmos os animais no seu habitat natural, ficamos chocados, com a caça dos predadores, as lutas sexuais, a lei da selva, a luta pela sobrevivência.

nos olhos de todos os animais (nos nossos também) vemos a dimensão da sua felicidade

já vi coelhas matarem todos os filhos, comerem-nos, espezinharem-nos... seria ataque de loucura?

já vi gatas abandonarem crias deficientes e levarem nos dentes apenas os que podem sobreviver...

o homem domesticou os animais para seu belo prazer... o cavalo para o montar e andar depressa, coisa que não pode fazer com os seus pezinhos, o boi para puxar o arado, o camelo para atravessar o deserto, o cão para guardar o rebanho e lutar com os lobos, os gatos para caçar os ratos, outros para se alimentar, sem necessidade de caçar...

e matou o urso para se cobrir com a sua pele, tosquiou a ovelha para fazer camisolas

às vezes ponho-me a imaginar... e se alguém me achasse tão engraçada, que me fechasse numa gaiola para me poder ver a toda a hora, ou tão útil que me acorrentasse para me utilizar quando bem entendesse

depois vem a contra prova

as galinhas que se empoleiram no ombro do dono... o porco de abana o rabo com as festas...

e agora vou parar com este disparate todo porque a minha gata "miúda" está a prever qualquer coisa ou apenas quer atenção e agora também a "francelina", tão doidas as gatas! Não sei que é que isto quer dizer... se calhar acham que estou pr'aqui a escrever mentiras, mas é uma parte da verdade, ou só querem miminhos? Odeiam que eu esteja aqui a escrever, sem lhes ligar nenhuma

Os olhos delas não mentem, estão felizes as pequenas, e são as minhas donas, mas não me importo, só pelo prazer de tocar estes pelos tão macios, ver os saltos acrobáticos, os olhos lindos a olhar nos olhos, nada a esconder, nada dizer

1 Comments:

  • Há já espécimes humanos em exibição, num Jardim Zoológico, creio que em Inglaterra...
    Vi ontem, no telejornal. Só não percebi se estavam a imitar os símios ou se aquelas eram mesmo as atitudes habituais da macacada escolhida...
    Enfim!

    By Anonymous Anónimo, at 28/8/05 09:11  

Enviar um comentário

<< Home