januaria e helena

domingo, março 27, 2005

TOIROS II

Hoje acordei com a sensação que alguma coisa me tinha escapado... e... o quê? fui falar de toiros e não falei dos toureiros portugueses... bem, foi a poesia que... tenho que justificar a falta, urgentemente...

Nem disse que o Ignacio Sánchez Mejías foi um toureiro, isso estava implícito...

E agora os toureiros portugueses, da minha memória

Manuel dos Santos - ainda vi algumas touradas com este matador
Diamantino Viseu - um toureiro, um matador, dos melhores
e Ricardo Chibanga - de facto, nunca mais voltei a ver igual... esperava o touro, e um touro é um touro, na arena, de joelhos, de costas, a faena decorria com uma emoção e uma atenção generalizadas a praça vibrava, enfim, valia a pena ir à tourada, ver a coragem deste Homem sempre respeitando o animal...

para ser um bom cavaleiro tauromáquico, para a Corrida à Portuguesa, para além das "normas" de sempre esperar que o toiro seja o primeiro a atacar, é essencial ser um bom cavaleiro

David Ribeiro Telles - Sempre recto, bonito de ver...
e Gustavo Zenkl - a alegria, a emoção, sempre presentes, e com muita classe...

Pesquisei na NET para poder falar melhor e fiquei admirada, nada consta, pouco encontrei acerca desta festa tão portuguesa, e dos toureiros, pouquíssimo, até parece que nunca existiram, vou pensar seriamente em abrir uma página sobre o assunto, e fotografias, nicles... só consegui a que vou colocar, e eu sei que há quadros e desenhos e fotografias, que captam a verdadeira beleza da festa brava

3 Comments:

  • As touradas são realmente muito bonitas. Se a falta de um verdadeiro afficionado na família nnunca me abriu as portas a me apaixonar por elas, os movimentos ecologistas e anti-Barrancos, ouvidos à distância que separa Portugal dos EUA, tãmbém não me fizeram achá-las coisa assim tão opóbria e caso de polícia urgente que fosse preciso expurgar a toda a pressa para a ilegalidade. No entanto digo já, a minha simpatia pelos tipos a cavalo a espetar ferros no lombo do bicho é totalmente nula, e o meu apreço pelso forcados é pleno, eles sim, são o exemplo de tipos destemidos que ainda vão existindo por aí. E a maior parte deles não são apenas forcados: são bombeiros, são voluntários, são dadores de sangue, quer dizer, ver ali a morte a um palmo de distância parece fazer bem à consciência humana ; ))) e claro, como qualquer inculto nas artes das lides acho muito difícil um homem conservar a sua heterossexualidade com aquelas roupas cor de rosa e tecido estilo spandex a levantar-lhes tomatada e traseiro.Mas esta opinião já é defeito profissional ; )))

    Jokasx

    By Blogger noiseformind, at 27/3/05 21:23  

  • Pá, se a manutenção da heterosexualidade depende do aconchego do traseiro e aprumo da tomatada envoltos em roupas cor de rosa estilo spandex, estamos mesmo mal!... Mas eu bem me queria parecer que um gajo para ser mesmo gajo, macho , hetero-sem-dúvidas-nenhumas, deveria trazer, forrando o abanderado, um monte de urtigas...digo eu...Provavelmente por isso é que os "cromanhons" passam o tempo a coçar a tomatada em público, o que é verdadeiramente muita macho... qualquer mulher adora ver esse programa quanto mais não seja por defeito profissional!... Digo eu...

    By Anonymous Anónimo, at 27/3/05 22:22  

  • Se eu soubesse que ia ser recebido neste blogue com tamanha falta de sentido de humor nem me dava ao trabalho de comentar. Mas pronto "soueu", sendo tu possuidor/a de tamanho poder opinativo, deixo o blogue em paz, que te faça bom proveito. Xau

    By Blogger noiseformind, at 27/3/05 23:02  

Enviar um comentário

<< Home